Dicas – Fotos de detalhes, ambientação, espontâneas e posadas

Neste Post estarei dando dicas para fotos de detalhes, ambientação, espontâneas e posadas, fatos que tenho vivenciado e estudado também.

Detalhes
Fotografar detalhes dá riqueza em qualquer trabalho. Em uma festa infantil, por exemplo, é importante clicar a decoração aberta, mas, também em detalhes e sempre buscando novos ângulos e novas idéias. É legal usar uma lente 50 mm – f 1.8, pois assim você consegue dar ênfase ao objeto desejado e desfocar o restante.
Em fotografia de crianças é muito bacana, também, usar e abusar dos detalhes proporcionados.

Fotos de Ambientação
Em uma festa, é muito importante captar as fotos do ambiente como um todo, fotos mais abertas e mais fechadas, e abusar dos ângulos e idéias.



Fotos Espontâneas
É ruim não ter registro de momentos importantes da vida, às vezes, por falta de tempo para pegar a câmera fotográfica e fazer as fotos. E quando digo fotos, não são fotos comuns e posadas somente; são imagens captadas de um momento bacana, um sorriso, uma lágrima, um olhar triste ou de braveza da criança.
Quando disse sobre emoções é, na verdade, o que as crianças em si nos trazem e que, com cuidado e jeito, conseguimos captar em uma imagem diferente.
O que muito incomoda a  nós, fotógrafos, é estar ali atentos o tempo todo esperando a hora certa para clicar e os pais ou adultos que estão por perto cutucarem a criança e apontarem para a câmera, para que ela pose para a foto. Isso acontece sempre.
Nós temos que estar abertos a novas idéias e atentos, como disse, em todos os momentos e detalhes, a fim de perceber cada movimento e conseguir registrar os momentos comuns da criança fazendo coisas do dia a dia, do cotidiano. Para isso, é importante sempre estarmos com a câmera nas mãos.

 

Fotos Posadas
Eu prefiro fotos espontâneas e, nos eventos, posso dizer que 80% do material são dessas fotos.
Muitos fotógrafos dizem que seu trabalho é totalmente jornalístico (100%), mas isso é quase impossível porque, na maioria das vezes, têm as fotos tradicionais com os convidados, que acabam sedo posadas. Em casamentos, por exemplo, os noivos abraçam os convidados e fotografamos ou as vezes eles mesmos pedem a foto que, então, se torna uma foto posada. Outro exemplo são aquelas sessões de fotos de casal.
Mesmo para essas fotos posadas, com familiares e amigos, tenho algumas técnicas que ajudam a fazer com que fiquem mais espontâneas, uma delas é: fotografar antes de todos estarem prontos para a foto, enquanto se ajeitam e depois  também de já ter clicado a  foto posada. Assim, você consegue captar expressões mais espontâneas, como no exemplo:

Foto posada:

Foto seguida a foto posada:

Antes de começar a cantar o parabéns, olhar atento:

Depois a foto do parabéns:

Texto: Lidiane Simberg
Revisão do Texto: Carolina Arabe Simberg

 

Sobre Lidiane Simberg

"A arte na minha vida é capturar momentos reais e ser inspirada por todos os dias".
Esta entrada foi publicada em Quem sou eu e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 respostas para Dicas – Fotos de detalhes, ambientação, espontâneas e posadas

  1. Amei as dicas, muito úteis. Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *