Dicas – Lentes e Iluminação

Lentes
O uso variado de lentes é muito bacana, como por exemplo:

 Lente zoom (70-200mm – f 2.8): você consegue deixar a criança mais à vontade e clicar de longe sem que ela perceba, conseguindo assim fotos espontâneas.
É uma lente mais clara e que faz um desfoque muito bacana. Por ser um pouco mais clara, você consegue aumentar ainda mais a velocidade do obturador, captando assim o agito das crianças.

Lente clara (abertura f 1.2, 1.4 e 1.8): você pode utilizá-la para brincar com a profundidade de campo ou para fotos de decoração, além de ajudá-lo em momentos de pouca luz, como na hora dos parabéns, quando as luzes estão apagadas.

Grande angular: é importante para captar as imagens abertas, como de muitas crianças brincando juntas, muitas pessoas reunidas, algum brinquedo, movimentação, decoração das mesas, do espaço local entre outras situações.

Iluminação
A Luz se faz necessária, pois a fotografia não existe sem a luz. No entanto, eu gosto muito de fotos naturais, sem muita luz artificial; prefiro que a iluminação da foto saia o mais próxima possível ao que os olhos estão vendo no momento real e, por este motivo, evito o uso de flash. Não significa que não o utilizo de forma alguma, sempre o deixo conectado à câmera para momentos de emergência, mas evito o uso.

Flash
Com Flash
 o Flash auxilia bastante no preenchimento  de rosto e facilita tratamento posterior, no entanto a foto pode ficar muito artificial e chapada.

Sem Flash : dá um aspecto mais natural e artístico à fotografia, mas dificulta o tratamento posterior, além de dificultar na hora de focar em ambientes mais escuros.

Luz Fria (LED)
Com LED:
 se bem utilizado, ajuda a dar um aspecto mais natural que o flash às fotos.
Tenho utilizado em alguns momentos específicos somente, como na hora dos parabéns, pois assim não perdemos o momento (que é de parabéns, luzezs apagadas) chapando a foto com o flash.
Em baladas também conseguimos um excelente resultado, desde que não atrapalhemos a luz do DJ.
Cuidado, fotógrafos, com o uso do LED! Ele pode atrapalhar os profissionais que estarão trabalhando durante todo o tempo ao seu lado, que são os cinegrafistas, pois eles estarão captando a imagem como um todo e vão captar o liga e desliga do seu LED, o que não fica legal para a filmagem.

Sem o LED: Em local com pouca luz, você precisará elevar o ISO de sua câmera caso não queira usar o flash, o que pode causar ruídos na imagem, mas não deixa de ser uma foto artística, eu particularmente gosto de ruídos nas fotos; ou  poderá usar  flash.


Texto: Lidiane Simberg
Revisão do Texto: Carolina Arabe Simberg

Sobre Lidiane Simberg

"A arte na minha vida é capturar momentos reais e ser inspirada por todos os dias".
Esta entrada foi publicada em Quem sou eu e marcada com a tag , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *